terça-feira, 26 de abril de 2011

A História da Motocicleta - BEM RESUMIDO!

Para milhões de pessoas pelo mundo, nada consegue superar a sensação do vento contra o corpo numa estrada aberta com uma motocicleta, mesmo que seja num rolê em uma Harley ou a "emoção" da velocidade em uma Ninja, as motocicletas estão em todos os lugares.

A história da moto é muito parecida com a do automóvel, no sentido que nenhuma pessoa sozinha foi responsável pela invenção da mesma.

Silvester Howard Roper inventou o que seria uma primeira versão de um carro e uma moto, contudo ainda movidos a vapor, e por isso nunca foram considerados algo representativo do que temos hoje.



Foi um par de inventores alemães , Gottleib Daimler e Wilhelm Maybach, que inicialmente tiveram a ideia de acoplar um motor movido a gasolina a uma bicicleta de madeira em 1885.

 
Dailer posteriormente se junto a um engenheiro Nicolaus Otto. Otto desenvolveu um motor de combustão interna de quatro tempos, ao qual Daimler utilizou para construção no protótipo da motocicleta moderna. Dailer que estava mais interessado no motor do que na motocicleta foi trabalhar com automóveis.

Ao final de 1880 até o início de 1900 foi tomado por números inventores que modificaram a motocicleta. Em 1885 a primeira motocicleta foi levada para os EUA. Tinha uma velocidade máxima de 65 km/h  e pesava quase 100 kg. O ano de 1885 foi um divisor de águas, quando o americano  E.J. Pennington revelou uma moto própria, ao qual ele dizia que poderia alcançar velocidades de quase 100km/h. Também foi creditado a ele o termo "motocicleta".


 A virada do século viu a formação das maiores companias produtoras de motocicletas, incluindo Triumph, Indian e Harley Davidson. Em 1911 a policia começou o uso de motocicletas para patrulha. Os anos 20 e 30 viu surgir nada um pouco menos de 80 companias fabricantes de motocicletas.

A Segunda Guerra Mundial levou a um grande uso da motocicleta por todos os países envolvidos, Isso acarretou na volta de muitos veteranos de guerra querendo uma motocicleta na volta a sua casa. Uma invasão de filmes de motocicletas fomentou ainda mais o interesse por elas na época nos anos que viriam.


Os anos 60 e 70 viram o surgimento e a dominação dos fabricantes japoneses, como a Honda e Suzuki. A Harley Davidson, entre outras, sofreram um grande declínio em suas vendas. Contudo as vendas da Harley voltaram a crescer nos anos 80, o que possibilitou as vendas da marca até hoje.

Bom, independente de marca, cilindrada ou modelo todas buscam sempre a mesma coisa, aquela sensação de liberdade e uma união quase Zen entre homem e máquina na simples função de rodar por onde se quer.

Muitos anos de estrada e motos a todos!
Banda Podre.


Nenhum comentário: