terça-feira, 3 de maio de 2011

Zen e a Arte de se andar de Moto.


Bom a minha intenção nesse texto era aloprar um pouco conceitos orientais e ocidentais e mostrar que certas práticas por mais mundanas que se mostrem nos levam a um estado que raramente nos damos conta. Posso estar divagando ou simplesmente relatando algo que somente eu sinto, mas achei legal compartilhar.

Porque Zen? Bom o ZEN vem da pratica Budista. A palavra ZEN é do Japonês que por sua vez é a pronuncia japonesa para a palavra Chinesa Chán, que é derivada do Sânscrito dhyãna , que pode ser traduzida a grosso modo como meditação ou "estado meditativo".

O Zen dá ênfase a sabedoria experimental na tentativa de se alcançar a iluminação. Alcançado através da auto realização através da meditação.

Através dos tempos  a prática do ZEN foi transferida para algumas atividades ,além da meditação, como forma também de alcança-lo. A cerimônia do Chá, arta da espada, do arco e flecha, a pratica da arte marcial, ou a repetição pura de uma tarefa até o esvaziamento da mente para se alcançar um estado mental superior.

Mas para quê toda essa explicação?

Eu constantemente durante as viagens pela estrada tomei consciência desse estado mental. Quantas vezes você saiu furioso de casa, com problemas e aquela volta por mais curta que seja te acalmou? Naquele pedaço de estrada você achou respostas para coisas que a tempos vinha tentando resolver?


Não foi uma, mas várias vezes, que minha mente se limpou completamente na estrada, e por certas vezes eu me coloquei a pensar...como eu cheguei aqui? Quase que como a moto tivesse vindo em modo "automático", ou seja, o inconsciênte conduziu o consciênte até lá. Um estado de meditação alcançado dentre movimentos de pistões, mãos em um acelerador e asfalto a sua frente. Isso mesmo que a grosso modo é ZEN.


Vem em flashs na minha cabeça, as várias vezes que dentro do comboio eu entrava em harmonia com o grupo de uma maneira quase surreal, sem movimentos, sinais, comunicadores do caralho, nada dessa parafernália COXA que insistem em tentar empurrar aos mais abastados proprietários de motos, tendo em minha mente nada, somente o silêncio mental, mesmo com o barulho infernal do escapmento do lado da sua orelha. Como mágica você esta ciente de tudo ao redor e mesmo assim consegue se manter longe de tudo.

A cada vez que viajo tento alcançar novamente esse estado, raro, e impossível de se ter na vida cotidiana de computadores, contas, compromissos, reuniões, família, política, etc...Por tudo isso é dificil de se explicar a quem não anda de moto o porquê da paixão, de onde vem o vício ou aquele chamado para estrada. Para mim não tem nada haver rebelião, ser um Bad Boy, ou como muitos errôneamente chamam o pessoal da Banda Podre se tornar um Ogro. Isso é balela, é visual, é superficial. A verdade é que nesse momento ZEN em cima da moto eu me torno realmente quem eu sou, sem mascaras, sem bloqueios sociais, LIVRE mesmo que dentro de mim mesmo.

Andre Maia



2 comentários:

MundiKim disse...

Brother, esse texto chegou na hora certa pra mim. Compartilho da mesma idéia que vc, e ainda digo mais: Não sei se alguma vez em alguma meditação ou alguma situação em cima da moto, vc esteve em desarmonia e sentiu que vc não tem controle nenhum sobre nada e tenta controlar a moto, racionalmente e sente uma insegurança em suas ações, até entender que as coisas tem que fluir, e vc volta a interagir inconscientemente com a moto, o barulho infernal do escape, a estrada e que tudo é tão simples que de repente bate um calafrio... Ai tudo fica mais calmo e parece que vc está literalmente conectado a moto!

Banda Podre disse...

Direto!