A sombra de uma boa e merecida fama de decadas dos motores V-Twin da Harley Davidson, se esquece facilmente que muitas das motocicletas mono cilindro da HD ajudaram a colocar a marca no mapa.
A primeirissíma moto Harley Davidson foi uma moto mono cílindro com válvula de controle atmosférico e uma correia feita de couro. As motos mono cílindro foram as únicas motos produzidas pela H-D até 1909 quando as V-twin entraram no mercado.
As motocicletas com cilindro único foram produzidas na plataforma de motor "F-head" até 1918. Elas reapareceram em 1926 nas séries "A" e "B" de motocicletas, dando origem a configuração "Flathead" 3 anos antes das V-Twin H-D.
Em 1926 as série "B" também estreiaram os comandos de válvula estilo Overhead 10 anos antes da aparição do famoso comando overhead das "Knucklehead" nas V-Twin.
As moto mono cílindro da H-D reapareceram em 1948 na séries leves "S", que levou a várias motos com 125cc ou 165cc ( a honorável Hummerline).
A única moto quatro tempos mono cílindro durante esse período foi a série Sprint produzidas de 1961 a 1973. A utima aparição das motos mono cílindro foi em 1978 quando o modelo SX250 deixou a linha de produção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário