quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Entrevista Banda Podre -Marcello Consolini


Vamos inaugurar agora um novo post, que tenho certeza só vai somar a todos os membros ou não da Banda Podre. Vamos fazer uma série de entrevistas com os amigos, sempre no intuito de aprender através de 10 perguntas o que a experiência de alguns deles podem trazer aos outros. Seja em viagens, seja em motos, ou mesmo profissionalmente ou mesmo na vida. Quero esclarecer que o intuito é de ser algo bem informal, e nada de fundo jornalístico de métrica linguística perfeita ou qualquer merda assim. Se estiver procurando isso vai comprar a Veja, Exame e tal.

O primeiro a ser entrevista será nosso calaborador Marcello Consolini, hoje com 44 anos de idade, casado com a Renata V. Consolini , pai da Sarah e da Lanah , micro empresário do setor metalúrgico na cidade de Piracicaba-SP, Fundador e Presidente do SACERDOTES MC , também de Piracicaba, Moto Clube fundado em abril de 2002 , atualmente com 25 integrantes, com 31 anos de moto na veia , considera-se um felizardo ,por NUNCA ter deixado a paixão pela motocicleta de lado em sua vida.

Marcello, cara vou aproveitar da sua experiência com os Moto Clubes (MC) e queria tirar algumas duvidas e acho que você seria a pessoa certa. Hoje em dia com a onda dos MC (incluindo agora o seriado do FX - Sons of Anarchy que acabou expondo o assunto a vários fora do meio dos MC) queria saber como isso tem atingido diretamente o MC que faz parte?

André, cara não nos atinge de forma alguma, pois mantemo-nos afastados dessa explosão de eventos e criação de moto clubes que assola o país todo.
Procuramos não congregar com esse tipo de grupo, onde o moto clube é formado por dois ou três integrantes, normalmente, pai, mãe e filho, alem, é claro, do famoso colete pro cachorro.
Essa explosão de moto clubes se deve também ao fato de estar muito fácil de se comprar moto e as pessoas vêem no nisso uma possibilidade de diversão relativamente barata, um pena que em sua maioria não tenha a menor idéia do que estão fazendo, mostrando por ai, nomes e brasões tão ou mais esdrúxulos que eles próprios.

Para se entrar em um MC sério, pode-se candidatar ou tem que ser convidado?

Cara, cada Moto Clube tem suas regras especificas, mas nesse caso, o convite é essencial, partindo normalmente de um integrante escudado. Outra alternativa é o postulante começar a freqüentar o ambiente onde o Moto Clube se reúne, isso se for sede aberta para pessoas de fora, e esperar ser convidado.

Sei que existe uma hierarquia  dentro dos MCs. Desde o novato até ao cargo de presidente, você pode explicar como é isso?

Sempre lembrando que cada Moto clube tem suas diretrizes, as coisas são mais ou menos assim:
Todos começam como postulantes ao Moto Clube, seria o cara que começa a andar com o MC sem nenhuma insígnia no colete e depois e alguns meses é convidado a ser Próspero, Prospect ou apenas PP,  ao PP cabem funções básicas , que vão desde limpeza da sede até a segurança de Diretores, passados mais alguns meses e dependendo da freqüência e do trabalho do PP, ele será convidado ha se tornar um Meio-Escudo, o Meio-Escudo deixa de ser convocado para certas funções, mais ainda recebe tarefas dos Diretores do MC, passados mais alguns meses e mais uma vez dependendo da freqüência , o Meio-Escudo será convidado a ser um integrante efetivo do MC , recebendo suas insígnias definitivas, podendo a partir disso , ser votado ou indicado para cargos dentro do MC.
Cada MC , segue uma linha de nomenclaturas , sendo as mais conhecidas as que passo abaixo:
Presidente, Vice Presidente , Diretor de Disciplina ,Diretor Financeiro , Diretor de Eventos, Secretario, a partir daqui, vem os Escudados , Meio-Escudos , PPs e postulantes.

Quanto tempo leva para se tornar um membro efetivo?

Cara nos chamados Moto Clubes sérios, isso nunca acontece com menos de um ano e meio, mas existem casos de até quase dois anos como é o  SACERDOTES MC, um postulante tem que rodar conosco , por no mínimo três a quatro meses para ser convidado há se tornar PP , como PP terá que esperar no mínimo mais seis a oito meses para ser convidado há ser um Meio-Escudo e depois disso mais no mínimo um ano para fechar o brasão, se essa pessoa souber honrar o brasão , saberá que esse tempo é muito pouco para recebê-lo.

Existe a mesma hirarquia na formação das motos quando andam juntos?

Sim, André , usamos normalmente a mesma hierarquia na estrada salvo o Presidente abrir mão da frente da formação por alguma razão ou por não estar presente, mas a formação seguirá sempre a ordem hierárquica, se houver convidados sem escudo essas serão orientados a ficar no fim da formação atráz dos PP e postulantes.

Existe limitação quanto ao tipo e cilindrada de motos para se fazer parte dos motoclubes?

No caso do SACERDOTES MC , exigimos motos a partir de 250cc e não exigimos um tipo especifico de moto, a cilindrada mínima , tem muito a ver com a segurança do grupo na estrada e nada alem disso.
Existem MCs, monomarcas e ainda os MCs com tipo especifico de moto., apenas custon, apenas speedy , ou ainda apenas Off-Road!!!

Quero abrir meu MC da maneira correta, posso simplesmente sair e “fundar” um novo MC?

André, poder pode, mas não aconselho, hoje com essa explosão de moto clubes surgindo, conseguir um lugar ao lado dos Moto Clubes sérios é cada vez mais difícil, e com certeza existe na sua cidade ou mesmo região um MC que se encaixe ao que você e seus amigos estão procurando.
Mas se infelizmente  a opção for mesmo fundar um MC , procure por pelo menos dois MCs sérios na sua região e converse com os diretores sobre o que vocês de fato querem e o porque de não se encaixarem nos já existentes , explique e peça literalmente a benção desses MCs, eles se aceitarem suas explicações serão os seus Padrinhos no meio Moto Clubista e isso facilitará e muito as coisas, saiba que existe um numero mínimo de pessoas para se fundar um MC, regras que devem ser seguidas com fervor religioso e que NUNCA  e sob nenhuma circunstancia essas regras devem ser colocadas de lado ou abertas exceções, a quem quer que seja, lembre-se que o nome e o brasão do MC deve ter um significado e que esse significado deve ser condizente com objetivos do MC.

Destes tempos de estrada, dentro ou fora do MC, conta ai qual foi o maior perrengue que você teve com a moto?

Cara isso foram alguns, afinal são 31 anos de moto,  vamos lá , andar com a moto por quase 100km com o pneu furado por pura falta de borracheiro, rodar mais de 500km sob chuva  sem capa ou jaqueta,ficar sem gasolina no meio da madrugada, na estrada, naquela época em que os postos não abriam a noite, chegar em Santos, com pouquíssimo dinheiro, dormir na praça pra poder tomar todas no outro dia de manhã.

No meu ponto de vista o legal no Motocliclismo é que acabamos formando amigos ou quase famílias de uma maneira muito suave (vide a Banda Podre) e quando se vê você tem amigos de onde menos esperava. Porém com a popularização das motos e até da Harley Davidson, temos tido uma onda de Noobs (novatos) sem a mínima noção de conhecimento ou mesmo respeito por aqueles que o têm e que se agarram a algum poster ou frase do Google que viram, assim clamando “aonde esta o espírito HD”? O que você acha ou aconselha a esses caras?

HAHAHAHAHA, normalmente mandaria ir TNC , mas cara meu conselho é, sejam humildes porra, não se chega na casa dos outros mijando de porta aberta, eu não chego em um ambiente que desconheço e já vou tomando liberdade, mesmo sendo de MC, porra no nosso universo é a mesma coisa, chegue sim, mas escute, leia, aprenda, ouça, pergunte, mas espere todo tipo de respostas, tente ver como as coisas funcionam, não queira subir no trem e já de cara, sentar na janelinha.
Nesse universo, TODOS, sem nenhuma exceção, estão dispostos a ajudar de alguma forma, saber chegar e se comportar é o caminho para usufruir e  fazer parte disso e NUNCA  ESQUEÇA , amizade, fraternidade e honra são muito mais que palavras, para a maioria de nós é um estilo de vida e são conquistadas na estrada e não enfrente ao computador!

Agora a pergunta que não quer calar...como surgiu e quem começou essa história dos Hamsters?

HAHAHAHAHAHAHAHA, essa você vai ter que perguntar pro nosso amigo Zé Guilherme e pra minha linda esposa Renata!!!!

Um abraço a todos.

Marcello

Nota Marcello: As informações sobre MC , são baseadas exclusivamente nas regras do meu MC o SACERDOTES MC, não quer dizer que outros MCs façam uso das mesmas regras ou diretrizes.

11 comentários:

Anônimo disse...

André, super bacana a iniciativa velho! parabens, cada dia que passa o blog fica melhor!

Banda Podre disse...

Valeu Cara! Em breve mais entrevistas!

Unknown disse...

Show...Parabens pela entrevista Presidente.

Anônimo disse...

Mto da hora a entrevista parabéns ao André pelo blog e pro Marcello...

Abraço,
D.

ZG disse...

Quanta humildade na hora de se apresentar como um dos aiores criadores de Hamster do Brasil.

Ulissão disse...

Foi a Renata que respondeu tudo o Presidente não sabe nada do moto clube, quem sabe tudo é a Renata e o Marcello é pau mandado. hahahahahahaha

Desde já, desculpa a brincadeira, mas foi mais forte do que eu.

Unknown disse...

Legal, Renata, adorei sua entrevista! Marcello, bj!

Banda Podre disse...

Hahaha...bom eu recebi o e-mail direto do Marcello, se houve fraude ai eu não sei!

Beto disse...

Valeu André pela inciativa e Marcello pela entrevista!
Esse blog tá cada dia mais tesão!

Marcello disse...

hahahahaha, vão todos sabem pra onde, né????

Valeu galera, é muito legal poder colaborar!!!

abração

Emo Biker disse...

ih kein ieh kih voxeis axaum ki tomah kontah duhs imeiuls duh meuhl miguxo marcelluh?