quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A ATITUDE É TUDO!


O João era uma pessoa muito agradável. Sempre de alto astral e com algo positivo a dizer. Quando alguém perguntava para ele: "Como vai você?", ele respondia: "Melhor que isso, só dois disso". Ele era o gerente de uma cadeia de restaurantes e todos os garçons o admiravam por causa de suas atitudes, inclusive eu. Ele era naturalmente motivador. Se algum empregado estivesse em um mau dia, o João prontamente estava lá, falando ao funcionário como ver o lado positivo da situação.

Sempre que me lembrava dele, eu ficava pensativo. Um dia lhe perguntei: "Eu não acredito. Ninguém pode ser uma pessoa positiva o tempo todo! Como você consegue?" E ele respondeu: "Toda manhã eu acordo e digo a mim mesmo: “João, você tem duas escolhas hoje: escolher estar de alto astral, ou escolher estar de baixo astral...” Então escolho estar de alto astral. Toda vez que acontece alguma coisa desagradável, posso escolher ser vítima da situação ou posso escolher aprender algo com isso. Eu escolho aprender algo. Todo momento que alguém vem reclamar da vida comigo, posso escolher aceitar a reclamação, ou posso escolher apontar o lado positivo da vida para a pessoa. Eu escolho apontar o lado positivo da vida."

Eu argumentei: "Tudo bem! Mas não é tão fácil assim!" "É fácil, sim!" João disse. "A vida consiste em ESCOLHAS. Quando você tira todos os detalhes e “enxuga” a situação, o que sobra são escolhas, decisões a serem tomadas. Você escolhe como reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu astral. Escolhe estar feliz ou triste, calmo ou nervoso... Em suma: É escolha sua como você vive a sua vida". Eu refleti bastante a respeito do que o João me disse.

Algum tempo depois, saí do restaurante para abrir meu próprio negócio. Perdemos contato, mas eu freqüentemente pensava nele quando tomava a decisão de viver ao invés de ficar reagindo a cada coisa. Alguns anos mais tarde, ouvi dizer que o João inadvertidamente deixou a porta dos fundos do restaurante aberta e foi rendido por três assaltantes armados. Enquanto tentava abrir o cofre, sua mão, tremendo de nervoso, errou a combinação. Os ladrões entraram em pânico, atiraram nele e fugiram. Por sorte, o João foi encontrado relativamente rápido e levado ao pronto-socorro local. Depois de 18 horas de cirurgia e algumas semanas de tratamento intensivo, o João foi liberado do hospital com alguns fragmentos de balas ainda em seu corpo.

Encontrei com ele uns seis meses depois do acidente. Quando perguntei: "Como vai você?", ele respondeu: "Melhor que isso, só dois disso! Quer ver minhas cicatrizes?" Enquanto olhava as cicatrizes, perguntei o que passou pela sua mente quando os ladrões invadiram o restaurante. "A primeira coisa que me veio à cabeça foi que eu devia ter trancado a porta dos fundos..." respondeu. "Então, enquanto estava baleado no chão, lembrei que eu tinha duas escolhas: podia escolher viver ou podia escolher morrer. Escolhi viver!" Perguntei: "Você não ficou com medo? Não perdeu os sentidos?" João continuou: "Os paramédicos eram ótimos. Ficaram o tempo todo me dizendo que tudo ia dar certo, que tudo ia ficar bem. Mas, quando eles me levaram para a sala de emergência e vi as expressões nos rostos dos médicos e enfermeiras, eu fiquei com medo. Nos seus olhos eu lia: ‘ele e’ um homem morto’. Eu sabia que tinha que fazer alguma coisa." "O que você
fez?" perguntei. "Bem, havia uma enfermeira grande e forte me fazendo perguntas. Ela perguntou se eu era alérgico a alguma coisa... 'Sim', respondi. Os médicos e enfermeiras pararam imediatamente por causa da minha resposta. Respirei fundo e disse:  'Balas!'   Enquanto eles riam, eu disse: 'Eu estou escolhendo viver. Me operem como se eu estivesse vivo, e não morto."

O João sobreviveu graças à experiência e à habilidade dos médicos, mas também por causa de sua atitude espetacular. Aprendi com ele que todos os dias temos que escolher viver a vida em sua plenitude, viver por completo. Que grande pessoa!

Portanto, a vida é feita de escolhas e a nossa atitude em relação aos fatos, é tudo!!!

“ PORQUE, COMO O HOMEM IMAGINOU NA SUA ALMA, ASSIM É. “  (Provérbios 23:7a)

Texto enviado por Ulisses Pazinato vulgo Melissão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto.

D.

Ulissão disse...

Achei o texto fora de série. E é assim, nessa mesma forma de pensar que me mantenho vivo e repleto de felicidade todos os dias.