Dentre os vários diferente rumores e especulações sobre a nova linha da Harley Davidson, existe um promeniente rumor que a linha 2012 terá refrigeração líquida. Com cada nova linha de motocicletas se seguem rumores e especulações dos fãns e clientes. Isso viria junto com pequenas mudanças e alterações de diferentes modelos para o ano novo que entrará. Apesar da empresa não ter feito grandes mudanças em suas motos ultimamente, existe porém um conversa entre os fãns e clientes, que grandes alterações podem surgir.
Origem dos rumores da Refrigeração Líquida
As motos da Harley tem tradicionalmente motores refrigerados a ar durante toda a história da Companhia. Esse método unico de refrigeração ajudar a dar o som peculiar e a sensação única enquanto esta se pilotando. Os motores com refrigeração líquida são mais comuns em modelos mais novos de motos e carros, e a Harley tem se mantido para trás dessse tendência por anos e anos.
O rumor dos modelos 2012 serão trocados para refrigeração líquida começou com um conjunto de documentos que foram liberados pela Junta de Recuros do Ar da California e a EPA (agência de proteção ambiental americana). Esses documentos consistem em uma série de pedidos de certificação e formulários da Companhia para o Governo Americano.
Possíveis Razões para a Refrigeração Líquinda
Existem várias razões que podem levar a Harley a adotar o novo sistema:
Primeiro, as atuais regras de emissões e funcionamento de motores requerem um padrão mínimo de emissões, e os motores refrigerados a líquido são mais capazes de cumprir esses padrões do que os de refrigeração a ar, portanto, poderia ser simplesmente uma exigência que a Companhia altere seus veículos para se regularizar frente as novas regras legais colocadas hoje para todas as motocicletas.
Outra razão para a mudança para o sistema a líquido seria relativa a performance da moto. Alguns dizem que a moto poderia operar com 35% mais de cavalos de força comparadas as suas irmãs refrigeradas a ar e que os próprios motores em si poderiam trabalhar com uma temperatura muito mais baixa. Isso por sí só diminuiria e muito a probabilidade do motor super aquecer e se danificar.
Ramificações das Mudanças
Enquanto ainda "pagamos para ver" se a Harley irá realmente fazer essas mudanças os fãns da marca já tem tomado seus lados. As opiniões atualmente estão divididas, com muitos fãns encorajando as progressivas mudanças ao motor, design e estrutura e outros fãns, contudo, preocupados que o visual, pegada e som das motos Harley Davidon serão alterados e perdidos de maneira irreparável. Se os rumores se confirmarem, é certo que os motores antigos dos modelos anteriores surgirão na mercado paralelo e essas peças se tornem mais caras devido ao aumento da procura dos fãns tradicionais por peças e partes.
E ai? Você compraria uma Harley refrigerada a ar? A evolução da marca seria o fim do que é mais tradicional da marca até hoje?
Eu pessoalmente veria essa mudança como um Rolls Royce perder a mulher alada na frente do carro, ou a Porche colocar o motor dianteiro em seus modelos (já aconteceu!), a Audi trocar as quatro argolas de seu simbolo para uma argola e o numero 4 ao lado. As vezes a tradição define a marca por si só. Vimos a Harley quase afundar definitivamente nos anos em que a AMS tomou conta da marca e à descaraterizou quase por completo...será que a História não ensina nada?
2 comentários:
Sinceramente, acho que essa é uma mudança inevitável, não sei se vai acontecer em 2012, mas uma hora ela virá, pois as regras de emissão de poluentes ficam mais rígidas a cada dia.
Vale lembrar que a Porsche passou pelo mesmo dilema alguns anos atrás, exatamente no ano de 1998, ano em que foi produzido o último motor Porsche refrigerado a ar, a partir de então (1999) todos os Porsches passarão a utilizar a motorização refrigerada a água, o que gerou enorme desgosto nos fãs mais aficionados.
Se essa mudança ocorrer os apaixonados pelo motor EVO vão ficar com saudades dos TCs!
Postar um comentário