segunda-feira, 13 de junho de 2011

Captain America - A Clássica Chopper Americana.


A Chopper Captain America é uma moto que ainda permanece como um ícone da Cultura Pop Americana. Esse estilo de moto tem sua origem logo após a Segunda Guerra Mundial, mas só se tornaram simbolo de serem descoladas e transadas decadas após. O estilo esguio das choppers que nós vimos inicialmente nos anos 60 tornou-se um estilo popular de motocicleta que é bem comum hoje em dia. Com o verdadeiro estilo chopper da época, essa moto é forte, rápida e inclui somente os acessórios necessárias para faze-la andar. Muitas das Choppers são facilmente reconhecíveis por causa do seu estilo único e pela falta de itens comuns como para brisas, retrovisores, freios dianteiros e até mesmo velocímetros. A Chopper Captain America não é diferente.

Origem

A Captain America tornou-se a iconica moto pilotada por Peter Fonda no filme "Easy Rider" nos idos de 1969. Foi originalmente construida por Peter Fonda e Dan Haggerty, ambos atores, e o customizador de motos Tex Hall. A Captain America originalmente começou seu projeto a partir de uma Hydro-Glider modelo 1952. Foram construidas duas motos para o filme. Um delas foi roubada logo após o filme ter sido filmado. A outra foi destruida nas filmagens durante a cena final do filme. A moto destruída foi mais tarde reconstruida e emprestada ao Museu Nacioanal da Motocicleta em Iowa, EUA, aonde os visitantes ainda podem apreciar as linhas dessa iconica motocicleta.


Estilo



A Captain America é um modelo de chopper do estilo mais antigo. Para fabrica-la a equipe extendeu seu garfos, deixaram o guidão mais alto, adicionaram ponteiras "rabo de peixe", e incluiram um tanque peanut. Esse estilo de chopper se tornou bem popular ao longo dos anos com suas Sissy Bar altas com acento e Seca Sovacos. Essa moto também tem um angulo 42 graus de distância da roda dianteira e o quadro. Para se ter o visual de chopper, muitos dos itens "extras" da moto como paralama dianteiro, setas e até mesmo a buzinas foram retiradas. O quadro e o motor são originais com adição do acabamento cromado do quadro. Ela é muito reconhecida pelo famoso tanque colorido com o capacete fazendo conjunto, usando as cores da bandeira americana. O banco é de couro preto com botões cromados que na verdade vieram de um Chevrolet 1964.


Motor

Um V-Twin em 45 graus, com quadro marchas com 6,000 RPM. O motor é totalmente exposto e com acabamento cromado para combinar com restante da moto que tem transmissão de quatro marchas e um carburador único Linkert no motor Harley Davidson de 74 polegas cubidas.
O freios dianteiros foram removidos, portanto somente os freios a tambor traseiros realmente "funcionavam" mesmo porque a maioria do peso se dava na traseira o que tornava os freios dianteiros desnecessários. A moto pesava algo em torno de 300 Kg e podia alcançar velocidade de até 150 km/h. O sistema de exaustão era feito por duas ponteiras no formato de  rabo de peixe e a moto ainda contava com rodas dianteiras de 21 polegadas enquanto a traseira era de 16 polegadas.

Nenhum comentário: