quarta-feira, 2 de março de 2011

PINSTRIPING

 
Muito antiga, a prática do pinstriping (desenhos filetados) foi muito famosa nos automóveis dos anos 50. 
Antes disso porém, já era aplicada às carruagens e carrocerias em geral. Por um longo tempo, a arte ficou meio esquecida, e hoje está de volta contando cada vez mais com artistas que estão redescobrindo suas técnicas e segredos.  A arte de "filetar" está muito presente nos trabalhos artísticos de personalização, tanto de motos como de carros.


Usualmente o PINSTRIP é feito com duas cores, sendo a primeira é a cor de fundo do trabalho e uma segunda cor será aplicada em tiras finas, de cores contrastantes para que o trabalho de "filetes" fique bem definido. Não existem regras para a utilização de cores. O gosto pessoal, a criatividade e a imaginação fazem a diferença de cada desenho aplicado.

Existem 3 formas básicas de se conseguir o PINSTRIPING:

1 - Pinstriping mecânico.

Esta é a forma preferida para fazer filetes em grandes superfícies como caminhões e vans. A grande vantagem é que o filete conseguido é sempre da mesma espessura e com a mesma densidade de tinta, mesmo enquanto sua preocupação maior seja a de manter a linha na posição desejada. Um pequeno equipamento de funcionamento simples e preciso é o que possibilita este trabalho, chamado Beugler. Tem diferentes "pontas" de várias larguras, fazendo linhas simples ou duplas.


2 - Pinstriping com fitas adesivas
 
Existem vários tipos de fitas adesivas de diferentes larguras utilizadas para mascaramento em pintura. As fitas "filetes" (também difíceis de serem encontradas no Brasil) permitem que se faça o mascaramento das linhas, e para a aplicação da tinta é necessário um pincel ou uma pistola (que pode ser o aerógrafo).


3 - Pinstriping à mão livre

Agora chegamos ao ponto alto desta técnica. Sua forma mais avançada, que exige muito treino e seus  resultados  incríveis.A forma mais fácil para um iniciante nesta técnica é fazer um esboço do desenho e depois seguir pintando com o pincel sobre as linhas de rascunho. Fitas adesivas também podem ser utilizadas como guias. Os pincéis disponíveis para este trabalho (também dificilmente encontrados no Brasil) são especiais em seu formato e no corte dos pelos. As linhas produzidas, mesmo quando curvas, são perfeitas, e dão o contorno ideal para trabalhos de personalização automotiva.  Repare nas imagens a seguir, que o dedo do pintor serve de guia.


Grandes nomes Internacionais do Pinstriping foram:
Kenny Howard - Von Dutch
Ed “Big Daddy” Roth
Dean Jeffries

Atualmente grandes mestres tem surgido INTERNACIONALMENTE, há boa opções de Pinstriping  no Brasil para interessados no Rio de Janeiro e São Paulo. Em nossa lista de Cool Links procure pelo TARGINO e veja alguns trabalhos dele.