segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As cinco mais importantes HD de todos os tempos.



Quinto Lugar -1984 Harley-Davidson FXST



A FXST foi um divisor de águas. Ela revelou o novo motor Evolution ao mundo. O mais importante é que lubrificava e refrigerava melhor que as Shovelheads, e a FXST apresentava um sistema traseiro de suspensão radicalmente novo e diferente. A nova suspensão dava a moto o visual dos antigos quadros rígidos enquanto mantinha os benefícios da suspensão amortecida. O melhor de ambos os mundos.

Essa é a moto que começou a moda retrô e trouxe legiões de novos pilotos para a HD. 


Quarto Lugar -  1980 Harley-Davidson Tour Glide



Só existe uma maneira de se dizer: a Tour Glide 1980 trouxe uma completa nova era dentro das Harleys Touring.

Apresentando um motor Shoveld montado em coxins de borracha combinado com uma transmissão de cinco velocidades, a Tour Glide estabeleceu o padrão para toda a linhagem das Touring da Harley Davidson.
Os pilotos podiam agora aproveitar uma viagem quase que livre de vibrações e uma marcha mais afim de diminuir as rotações do motor nas auto estradas.

 
Terceiro Lugar - 1952 Harley-Davidson K-Model
 

Essa escolha pode levantar alguma críticas, mas sem a  1952K não haveriam Sporsters.
A modelo K foi a primeira moto da companhia com suspensão traseira, e seu visual leve e mais esportivo, apelava aos pilotos que não conseguiam manejar as pesadas V-Twin.

Então além de ser uma opção mais amigável para os novatos e as pessoas com estatura mais baixa, o moderno cambio no pé e embreagem na mão provou-se menos intimidador do que os câmbios suicidas montados no tanques de suas primas maiores.

Claro que certamente não prejudicaram as vendas o fato de Elvis Presley ter comprado uma Modelo 1956 K.


Segundo Lugar -  1958 Harley-Davidson Panhead




Existem algumas escolhas difíceis na lista, mas essa foi uma escolha fácil.

Se você já andou em uma Harley de suspensão rígida, você pode entender porque a Panhead foi um melhoramento radical sobe os modelos anteriores. Nós reclamamos das condições de nossas estradas hoje em dia, mas o sistema de estradas asfaltadas modernas esta em seu principio quando essa moto foi lançada e os pilotos até então enfrentavam buracos de se quebrar os ossos naquela época.  1958 foi o primeiro ano das suspensões traseiras amortecidas nas Big Twins, e determinou o fim da era dos quadro rígidos.
A barra traseira com amortecimento por amortecedores de molas, fez com que os pilotos curtissem a viagem ao invés de apenas suporta-la.


Primeiro Lugar - The 1936 Harley-Davidson Knucklehead


 

Agora você deve estar pensando que a primeira Harley que estreou nas ruas de Milwaukee com seu carburador lata de tomate e tudo mais deveria ser a mais importante, certo? Nós discordamos.
As primeiras motos foram importantes, porém as primeiras motos com comandos de válvulas no cabeçote produzidas por uma empresa de motores nos parece ser mais importante.

Os motores Flathead eram limitados por seu design e pelo fato das válvulas laterais e baixa compressão liberavam pouca potencia. O sistema de válvula na parte superior projetadas nas Knuckleahead abriram novas portas para os entusiastas por performance. Além de que eram mais eficientes e mais fortes que as Flatheads, além disso os motores Knucklehead eram simplesmente mais bonitos.

.

Lista retirada do Forum HD americano.

Nenhum comentário: