Todos nós somos um pouco culpados por rebaixar as queridas Sporsters. O quadro e frente estreitas, junto com o motor e transmissão integrados as separam de estar entre a "elite" das Big Twin. Alguns as chamam de "moto de iniciante ou de entrada", vivendo em um misto de desrespeito e falta de conhecimento. Alguns reverenciam a Sporster (eu tenho que admitir que sou um deles também) como a Harley Davidson mais agil e mais manobravel de fábrica, outros a classificam "moto de mulher". Vamos dar uma olhada na Sporster em geral e decidir se elas estão a altura dos bikers mais durões, ou de fato são simplesmente "motos de menina".
Até pouco tempo atrás, as Sportsters tinham o moto montado direto no quadro. A vibração era transferida diretamente para o quadro, subindo para o guidão, e sendo transferida para as mãoese chegando até a mandibulo do motociclista. Essas vibrações eram bem acentuadas em velocidades de cruzeiro na estrada, tornando qualquer viagem longa em qualquer Sporster quase que miseravel. Muitos dos donos de Sporsters não eram muito favoráveis a esse tipo de aventura. Mas agora, as Sporsters vem montadas com coxins de borracha nos motores, tornando ela tão agradavel quando qualquer outra HD (e quando a tinha fiz várias viagens nela ). O motor isolado do quadro, deixando a maioria da vibração isolada das mãos do piloto foi um fato interessante para parear as Sporsters as outras Big Twin.
As Sporsters começaram com um motor de 900cc, e ainda são fabricadas assim nas 883, mas também podem vir com 1200 cc (74 polegadas cúbicas). Por décadas os motores com 74 pol foram considerados "big bore". Então porque todo mundo vê a Sporster como uma moto de "baixa" cilindrada para mulheres? Essas motos já são rápidas de fábrica, mas com um pequeno trabalho nos cabeçotes e troca dos comandos elas podem se tornar motos muito fortes e rapidas. Combinados com um quadro e frente mais leves, a Sporster tem uma vantagem em performance em geral frente as outras HD. Menos peso, se traduz em frenagem melhor e maneabilidade melhor. Existem inumeras razões pelas quais alguns motociclistas querem uma moto mais leve: estatura, necessidade pura como idade ou mesmo falta de habilidade. A Sporster torna-se uma opção aos motociclistas que simplesmente não "aguentam" uma Big Twin e que fornece a eles uma Harley rápida e bem manobravel.
Eu conheço pessoalmente muitos donos de HD que sempre andaram de Sporsters porque elas são mais acessíveis financeiramente do que as Big Twin ou porque as Sporsters eram exatamente o que eles estavam procurando: uma moto estreita e rápida que faz muito bem seu serviço. Eles não levam como ofensa o comentário de "moto de mulher", porque eles sabem que estão andando na HD mais antiga em linha e com certeza a mais versátil delas.
A Harley Davidson tem constantimente modificado e melhorado a Sporster através do seus mais de 50 anos. A moto deixou aquele estigma de moto só para cidade ou viagem curta, tornando-se uma moto mais refinada, suave (quando não aterrozidade pelas condições do asfalto brasileiro), de rápida maneabilidade que é injustamente desprezada e subestimada por causa dos muitos esteriótipos históricos da moto.
Desejo mais 50 anos a, essa que na minha opinião e de muitos, é a mais verdadeira, versátil, pau para toda obra, manobravel, rapida e customizavel moto da HD. Se você tem ou já teve uma sabe do que estamos falando. E aos que a olham com preconceito...que tal uma volta nela para tirar essa sua marra toda?