quinta-feira, 30 de junho de 2011

The Spectacular T.T. (Crashes)(2of 4) IOM. TT (Isle of Man) Motorcycl...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

TV A CABO

Texto e palavras de nosso amigo Carlão Zetti:

Vou te mandar um texto que escrevi ontem. Reunião de condomínio é uma merda, principalmente com gente com cérebro de ervilha... Se quiser colocar na BP... (eu, pelo menos, ri de mim mesmo... tá, sou retardado, mas mesmo assim lá vai o texto).


TV A CABO



Quando me mudei para o Morumbi, em 1993, não havia cristo que fizesse a TV pegar: Era male male a Globo, SBT e um chuviscos que, pela voz do Sílvio Luiz (Olho no Lance!!!) , reconhecia que era a Bandeirantes. Instala antena, tira antena, põe uma maior, tira a maior, põe parabólica (mesmo assim era só o Canal do Boi – alguém conhece??). Enfim, resolveram assinar TV a cabo.

Quando instalaram, fiquei 3 dias em frente à TV. Meu Deus!!! 40 canais!! Séries, filmes, desenhos, esportes... rolava uns canais 0800 de putaria ainda... Eu realmente havia chegado ao ápice da ociosidade...

Ontem, 18 anos após a instalação do cabo em meu condomínio, estava eu em reunião com os demais moradores (é... sou o síndico...kkkk), questionando-os sobre algumas oscilações que estavam ocorrendo nos pontos digitais. Um dos moradores se manifesta:

-         Têm uns canais que nunca pegaram em casa, mesmo...

-         Quais? (pra quê fui insistir...)

-         Ah, a Sony, Fox e uns outros aí.  (!!!!!!)

-         MAS O SENHOR NUNCA CHAMOU UM TÉCNICO???

-         Pra quê? Eu não vejo esses canais... Pra mim, pegando a Globo tá bom....



Quase duzentas pratas todo mês pra assistir a novela, o Big Brother, Zorra Total, Dança dos Famosos e o Gugu.

O pior é que ontem, ainda na reunião de condomínio,  soltam umas piadas sobre fulana que parece com a Marina da novela... "- Não é mesmo???" dirigindo-se à minha esposa. A mesma só responde com um olhar que parece que seu interlocutor pronunciou algumas palavras sagradas de algum dialeto há séculos perdido...

Dessa forma, nos excluem dos assuntos. Melhor assim. Não vou em reunião de condomínio pra fazer amigos...

Não, o pior mesmo é não ter com quem comentar meus programas favoritos. Fringe, Big Bang Theory, COPS e os meu preferido:  “Uma Família da Pesada”. Ou “Hermes e Renato”.






Acontece que, se na mesma piada da novela que mencionei acima, solto um “Realmente, esse cara é um Joselito mesmo...” ou “É, bem ao estilo Stewie da Família da Pesada...”, imediatamente TODAS as conversas paralelas no recinto cessam imediatamente, com todos os olhares incrédulos dirigindo-se a mim, um certo olhar misto de interrogação, indignação e profundo desprezo por minha pessoa...
Sou mesmo um peixe fora d´água – Igual ao Klauss do “American Dad”, sabe???

Concurso Mundial de Motos Customizadas em Sturgis



 Bom como falamos recentemente de Sturgis, um dos eventos mais esperados é o AMD World Championship of Custom Bike Building ,realizado no primeiro Domingo do festival em Agosto.

A competição é feita em 4 categorias diferentes representadas abaixo pelos vencedores de 2010:

Primeiro lugar Categoria Harley Modificada, Shaw Harley Davidson

Primeiro lugar Categoria Estilo Livre, Krugger Motorcycles.

 Primeiro Lugar Categoria Metrico Yuri Shif Custom


 Primeiro Lugar Categoria Fabricante em série Sbay Motor Co.

A competição não se resume a motos americanos, mas a motos do mundo todo que são escolhidas dos vencedores de vários paises europeus e estados americanos. Um fato curioso é que desde seu começo em Sturgis nenhum customizador americano jamais chegou em primeiro lugar na competição mundial. Um taboo ainda a ser quebrado pelos construtores americanos.

Entrem no link e conheçam mais sobre as motos e o campeonato mundial.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Revista Isto É.

Texto enviado por nosso amigo Ulissão da Banda Podre HD, que serve muito bem para todos como lição de vida.

Revista Isto É.

Roberto Shinyashiki --Nossa sociedade ensina que, para ser uma pessoa de sucesso, você precisa ser diretor de uma multinacional, ter carro importado, viajar de primeira classe. O mundo define que poucas pessoas deram certo. Isso é uma loucura. Para cada diretor de empresa, há milhares de funcionários que não chegarão a ser gerentes.E essas pessoas são tratadas como uma multidão de fracassados. Quando olha para a própria vida, a maioria se convence de que não valeu à pena, porque não conseguiu ter o carro, nem a casa maravilhosa. Para mim, é importante que o filho da moça que trabalha na minha casa, possa se orgulhar da mãe. O mundo precisa de pessoas mais simples e transparentes. Heróis de verdade são aqueles que trabalham para realizar seus projetos de vida, e não para impressionar os outros.São pessoas que sabem pedir desculpas e admitiram que erraram.

ISTO É -O Sr. citaria exemplos?

Shinyashiki --  Quando eu nasci, minha mãe era empregada doméstica e meu pai, órfão aos sete anos, empregado em uma farmácia. Morávamos em um bairro pobre em São Vicente (SP) chamado Vila Margarida. Eles são meus heróis. Conseguiram criar seus quatro filhos, que hoje estão bem. Acho lindo  quando o Cafu põe uma camisa em que está escrito '100% Jardim Irene'.É pena que a maior parte das pessoas esconda suas raízes.. O resultado é um mundo vítima da depressão, doença que acomete hoje 10% da população americana. Em países como o Japão, a Suécia e a Noruega, há mais suicídio do que homicídio. Por que tanta gente se mata? Parte da culpa está na depressão das aparências, que acomete a mulher, que embora não ame mais o marido, mantém o casamento, ou o homem que passa  décadas em um emprego, que não o faz se sentir realizado, mas o faz se sentir seguro.

ISTO É -- Qual o resultado disso?

Shinyashiki --   Paranóia e depressão cada vez mais precoce. O pai quer preparar o filho para o futuro e mete o menino em aulas de inglês, informática e mandarim. Aos nove ou dez anos a depressão  aparece. A única coisa que prepara uma criança para o futuro, é ela poder ser criança. Com a desculpa de prepará-los para o futuro, os malucos dos pais estão roubando a infância dos filhos. Essas crianças  serão adultos inseguros e terão discursos hipócritas. Aliás, a hipocrisia já predomina no mundo corporativo.

 ISTO É - Por quê?

Shinyashiki --    O mundo corporativo virou um mundo de faz-de-conta, a começar pelo processo de recrutamento. É contratado o sujeito com mais marketing pessoal. As corporações valorizam mais a auto-estima do que a competência. Sou presidente da Editora Gente e entrevistei uma moça que respondia todas as minhas perguntas com uma ou duas  palavras. Disse que ela não parecia demonstrar interesse. Ela me respondeu estar muito interessada, mas como falava pouco, pediu que eu pesasse o desempenho dela, e não a conversa. Até porque ela era candidata a um   emprego na contabilidade, e não de relações públicas. Contratei-a na hora. Num processo clássico de seleção, ela não passaria da primeira etapa.

 ISTO É - Há um script estabelecido?

Shinyashiki --    Sim. Quer ver uma pergunta estúpida feita por um  presidente de multinacional no programa 'O Aprendiz'? - Qual é seu defeito?Todos respondem que o defeito é não pensar na vida pessoal:- Eu mergulho de cabeça na empresa. Preciso aprender a relaxar. É exatamente o que o Chefe quer escutar. Por que você acha que nunca alguém respondeu ser desorganizado ou esquecido? É contratado quem é bom em conversar, em fingir. Da mesma forma, na maioria das vezes, são promovidos aqueles que fazem o jogo do poder. O vice-presidente de uma empresa me disse: 'Sabe, Roberto, ninguém chega à vice-presidência sem mentir'.

ISTO É - Temos um modelo de gestão  que premia pessoas mal preparadas? 

Shinyashiki -  Ele cria pessoas arrogantes, que não têm a humildade  de se preparar, que não têm capacidade de ler um livro até o fim e  não se preocupam com o conhecimento. Muitas equipes precisam de motivação, mas o maior problema no Brasil é competência. Cuidado com os burros motivados. Há muita gente motivada fazendo besteira. Não adianta você assumir uma função, para a qual não está preparado. Fui cirurgião e me orgulho de nunca um paciente ter morrido na minha mão. Mas tenho a humildade de reconhecer que isso nunca aconteceu graças a meus chefes, que foram sábios em não me dar um caso, para o qual eu não estava preparado. Hoje, o garoto sai da faculdade achando que sabe fazer uma neurocirurgia. O Brasil se tornou incompetente e não acordou para isso.

 ISTO É - Está sobrando auto-estima?

Shinyashiki -  Falta às pessoas a verdadeira auto-estima. Se eu preciso que os outros digam que sou o melhor, minha auto-estima está baixa. Antes, o ter conseguia substituir o ser. O cara mal-educado  dava uma gorjeta alta para conquistar o respeito do garçom. Hoje, como as pessoas não conseguem nem ser, nem ter, o objetivo de vida se tornou parecer. As pessoas parecem que sabem, parece que fazem, parece que acreditam.  E poucos são  humildes para confessar que não sabem. 


ISTO É -Por que nos deixamos levar por essa necessidade de sermos perfeitos em tudo e de valorizar a aparência? 

Shinyashiki -  Isso vem do vazio que sentimos. A gente continua  valorizando os heróis. Quem vai salvar o Brasil? O Lula. Quem vai  salvar o time? O técnico. Quem vai salvar meu casamento? O terapeuta.O problema é que eles não vão salvar nada! Tive um professor de filosofia que dizia: 'Quando você quiser entender a essência do ser humano, imagine a rainha Elizabeth com uma crise de diarréia durante um jantar no Palácio de Buckingham'. Pode parecer incrível, mas a  rainha Elizabeth também tem diarréia. Ela certamente já teve dor de dente, já chorou de tristeza, já fez coisas que não deram certo.A gente tem de parar de procurar super-heróis, porque se o super-herói não segura a onda, todo mundo o considera um fracassado.  

ISTO É - O conceito muda quando a expectativa não se comprova? 

Shinyashiki -  Exatamente. A gente não é super-herói nem  superfracassado. A gente acerta, erra, tem dias de alegria e dias de tristeza. Não há nada de errado nisso. Hoje, as pessoas estão questionando o Lula, em parte porque acreditavam que ele fosse mudar suas vidas e se decepcionaram. A crise será positiva se elas entenderem que a responsabilidade pela própria vida é delas.

ISTO É - Muitas pessoas acham que é fácil para o Roberto Shinyashiki dizer essas coisas, já que ele é bem-sucedido. O senhor tem defeitos? 

Shinyashiki -  Tenho minhas angústias e inseguranças. Mas aceitá-las faz minha vida fluir facilmente. Há várias coisas que eu queria e não consegui.Jogar na Seleção Brasileira, tocar nos Beatles (risos). Meu filho mais velho nasceu com uma doença cerebral e hoje tem 25 anos. Com uma criança especial, eu aprendi que, ou eu a amo do jeito que ela é, ou vou massacrá-la o resto da vida para ser o filho que eu gostaria que  fosse. Quando olho para trás, vejo que 60% das coisas que fiz deram certo. O resto  foram apostas e erros. Dia desses apostei na edição de um livro, que não deu certo. Um amigão me perguntou: 'Quem decidiu publicar esse livro?' Eu respondi que tinha sido eu. O erro foi meu. Não preciso mentir.

 ISTO É - Como as pessoas podem se livrar dessa tirania da aparência? 

Shinyashiki - O primeiro passo é pensar nas coisas que fazem as  pessoas cederem a essa tirania e tentar evitá-las. São três fraquezas: a primeira é precisar de aplauso, a segunda é precisar se sentir amada e a terceira é buscar segurança. Os MBAs têm o mesmo problema: ensinam os alunos a serem covers do Bill Gates. O que as escolas deveriam fazer é ajudar o aluno a desenvolver suas próprias potencialidades.

 ISTO É - Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus? 

 Shinyashiki - A sociedade quer definir o que é certo. São quatro  loucuras da sociedade... A primeira é instituir que todos têm de ter sucesso, como se eles não tivessem significados individuais. A segunda loucura é: Você tem de estar feliz todos os dias. A terceira é: Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo. Por fim, a quarta loucura:Você tem de fazer as coisas do jeito certo.  Jeito certo não existe.Não há um caminho único para se fazer as coisas. As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade. Felicidade  não é uma meta, mas um estado de espírito. Tem gente que diz que não será feliz, enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento. Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou com amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou indo à praia ou ao cinema..  Quando era recém-formado em São Paulo , trabalhei em um hospital de pacientes terminais.Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz:'Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei à vida inteira, agora  eu quero aproveitá-la e ser feliz'. Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas. Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, mas sim de ter esperado  muito tempo ou perdido várias oportunidades de ser feliz...

6 MIL VISITAS




Obrigado pela visita de todos! Estamos crescendo além do esperado e mais rapido também!

Do início humilde ao maior e melhor: A História de Sturgis


O Festival de Motocicletes de Sturgis tem feito parte da história de Sturgis por muitoas decádas. O ano de 2011 marca a 71a Celebração do Festival de Motocicletas de Agosto. Essa pequena cidade da Dakota do Sul, que tem pouco mais de 6 mil residentes, é a anfitriã do maior evento de motos do mundo que acontece sempre na primeira semana de Agosto. Se você é um fãn de motos, esse é o seu lugar. O festival tem tido um crescimento enorme desde seu principio e continua em constante sucesso de púbilco.

O Inicio

O Festival de Sturgis tem sido parte da cidade desde 1938. O ano de 1936 marcou o inicio do Jackpine Gypsies MC, seguido pela sua aprovação do American Motorcycle Clube in 1937 .Clarence Hoel foi o organizador do Jackpine Gypsies e fundador do Festival de Motocicletas de Sturgins. A principio, o festival era voltado para corridas e manobras. (Os shows de manobras ainda são populares até hoje no festival). O primeiro festival recebeu apenas nove motocicletas em condições para competir e apenas um pequeno público para anima-los. Foi apenas nos anos 60 que Sturgis começou a expandir seu foco, acrecentando a escalada de colina e motocross ao evento.


O Crescimento

O Festival continou seu crescimento através das decadas. Somente um festival foi abandonado devido a circunstâncias maiores durante a Segunda Grande Guerra. Com o tempo o festival cresceu para durar 7 dias e eventualmente os fabricantes perceberam o grande potencial para vendas do mesmo. Mais e mais fabricantes e construtores foram credenciados para participar do evento. O fundador do evento Mr.Hoel morreu em 1989, mas o seu sonho continuou. Depois que o público do evento cresceu para 600 mil pessoas no ano de 2.000, a cidade de Sturgis começou a ter um papel mais participativo no festival. Eles começaram a contratar trabalhadores para promover e organizar o evento. Atualmente existem mais de 12 eventos ciclisticos para se participar. As instalações também melhoram bastante. As pistas são mais largas, com melhor iluminação e som e até mesmo um narrador foi acrescentado aos eventos. A sede dos clubes recebe corridas todas as semanas durante o ano todo.

O Futuro

 
A Jackpine Gypsies é uma organização sem fins lucrativos que fazem doações muito de seus lucros para áreas como caridade, escolas e igrejas. Muitas das atividades do festival estão localizadas na propriedade de 40 Acres do clube, que contêm pistas, a sede do clube, áreas de concessão e mais. Embora originalmente o festivel tivesse com alvo os outros clubes locais, com a criação de mais clubes estes também se juntaram ao Festival. Motociclistas de todo o mundo vem para apreciar o Festival. Existem diversar atrações e coisas legais para se ver na área, e o festival tem várias atrações voltadas para a família também. Você pode curtir os shows e eventos durante o festival. Existem grandes áreas de camping e hotéis para se escolher, além dos ultimos lançamentos em termos de moto além dos modelos clásssicos.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Adesivo - TWO WHEELS BRAZIL


AS PRIMEIRAS CINQUENTA PESSOAS QUE SE INSCREVEREM NO SITE GANHAM UM ADESIVO ESCLUSIVO DO TWO WHEELS BRAZIL. INSCREVA-SE E GANHE.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Captain America - A Clássica Chopper Americana.


A Chopper Captain America é uma moto que ainda permanece como um ícone da Cultura Pop Americana. Esse estilo de moto tem sua origem logo após a Segunda Guerra Mundial, mas só se tornaram simbolo de serem descoladas e transadas decadas após. O estilo esguio das choppers que nós vimos inicialmente nos anos 60 tornou-se um estilo popular de motocicleta que é bem comum hoje em dia. Com o verdadeiro estilo chopper da época, essa moto é forte, rápida e inclui somente os acessórios necessárias para faze-la andar. Muitas das Choppers são facilmente reconhecíveis por causa do seu estilo único e pela falta de itens comuns como para brisas, retrovisores, freios dianteiros e até mesmo velocímetros. A Chopper Captain America não é diferente.

Origem

A Captain America tornou-se a iconica moto pilotada por Peter Fonda no filme "Easy Rider" nos idos de 1969. Foi originalmente construida por Peter Fonda e Dan Haggerty, ambos atores, e o customizador de motos Tex Hall. A Captain America originalmente começou seu projeto a partir de uma Hydro-Glider modelo 1952. Foram construidas duas motos para o filme. Um delas foi roubada logo após o filme ter sido filmado. A outra foi destruida nas filmagens durante a cena final do filme. A moto destruída foi mais tarde reconstruida e emprestada ao Museu Nacioanal da Motocicleta em Iowa, EUA, aonde os visitantes ainda podem apreciar as linhas dessa iconica motocicleta.


Estilo



A Captain America é um modelo de chopper do estilo mais antigo. Para fabrica-la a equipe extendeu seu garfos, deixaram o guidão mais alto, adicionaram ponteiras "rabo de peixe", e incluiram um tanque peanut. Esse estilo de chopper se tornou bem popular ao longo dos anos com suas Sissy Bar altas com acento e Seca Sovacos. Essa moto também tem um angulo 42 graus de distância da roda dianteira e o quadro. Para se ter o visual de chopper, muitos dos itens "extras" da moto como paralama dianteiro, setas e até mesmo a buzinas foram retiradas. O quadro e o motor são originais com adição do acabamento cromado do quadro. Ela é muito reconhecida pelo famoso tanque colorido com o capacete fazendo conjunto, usando as cores da bandeira americana. O banco é de couro preto com botões cromados que na verdade vieram de um Chevrolet 1964.


Motor

Um V-Twin em 45 graus, com quadro marchas com 6,000 RPM. O motor é totalmente exposto e com acabamento cromado para combinar com restante da moto que tem transmissão de quatro marchas e um carburador único Linkert no motor Harley Davidson de 74 polegas cubidas.
O freios dianteiros foram removidos, portanto somente os freios a tambor traseiros realmente "funcionavam" mesmo porque a maioria do peso se dava na traseira o que tornava os freios dianteiros desnecessários. A moto pesava algo em torno de 300 Kg e podia alcançar velocidade de até 150 km/h. O sistema de exaustão era feito por duas ponteiras no formato de  rabo de peixe e a moto ainda contava com rodas dianteiras de 21 polegadas enquanto a traseira era de 16 polegadas.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Você Sabia? Harley de Corrida.

AMA PRO VANCE & HINES XR1200 SERIES

A AMA PRO VANCE&HINES XR1200 Series é uma competição aberta de motocicletas que figuram modelos especialmente modificados da XR1200. A Vance&Hines é o patrocinador oficial e o fornecedor oficial do kit para a classe.


Os kits consistem em um sistema especial de exaustão para a XR1200 da Vance&Hinesum sistema de remapeamento da injeção, carenagem de corrida incluindo incluindo os numeros da moto, banco de corrida e protetor de tanque, roda dianteira de 17 polegas com paralamas compativeis, amortecedor de direção,pacote de relocação de refrigeração a óleo e adesivos de corrida. O kit para correr que não inclui a moto fica em torno de USD$3500,00.


A competição oferece prêmios em todas as etapas para os 10 primeiros colocados que variam de acordo com as posições indo de USD$1250,00 até 250,00.

 Bom para conhecer mais entre no site e curta as fotos e programação das corridas que também são televisionadas.



terça-feira, 7 de junho de 2011

5 mil visitas!


Ontem mesmo eram 4 mil...o blog esta agitado!
Valeu a ajuda de todos.

Escapamentos para Harley: O que ele faz e quais são suas opções.

 O que ele faz

O escape envolve uma série de ondas de pressão que viajam por toda a tubulação do escapamento. Existem ondas positivas e negativas aos quais trabalham juntas para importar os gases da combustão vindos da camara. Assim que a onda positiva sai, a negativa volta para as válvulas. A chave para performance é se assegurar que as ondas estão em sincronia correta com o comprimento certo dos tubos do escape. Se você quer melhor performance em baixa, deixe os tubos mais longos, enquanto que comprimentos menores fortalecem as performances em alta. Escolha seu escape baseado em design e não em aparência. O diâmetro e comprimento do escape, graus de curvatura e outros componentes podem afetar a performance de seu motor. O fluxo de ar é a chave, e motores maiores precisam de mais fluxo de ar, o que significa comprar silenciosos maiores. O silencioso maior pode não parecer tão bonito, mas vai valer em performance.


Escolhendo um Escapamento

Existem muitos fatores a escolher ao se comprar um escape para sua Harley. Primeiro você precisa determinar se você quer aumentar a performace em baixa e medias rotações ou em altas. Essa determinação ira ter um papel importante na escolha do tipo de escape que procura. Decida que tipo de escape vai de encontro com sua necessidade pelo menor preço. A maioria dos sistemas de escape de "marcas" vem com garantia, que é importante no caso de algum problema, porém como no Brasil são raras as empresas que os trazem oficialmente, portanto, esse fator pode não pesar tanto na sua escolha. Os "construtores" locais garantem a qualidade de seus escapes, mas tente sempre ver a opnião de outros donos, clientes, pois problemas com cromagem ou pintura a seco podem surgir com o tempo devido ao grande calor na região dos escapes.O som também é um grande fator para muitos compradores, embora o som não tenha relação com a potência, você tem que considerar se quer um som mais comportado ou mais alto e grave na sua moto.

Tipos de Escape

Existem vários estilos de sistema de escape para serem escolhidos, e cada um funciona de uma maneira própria. Os de saida dupla funcionam ao se ter um tubo de escape para cada cílindro. Essa separação dá uma máxima vazão de ar para cada cilindro aumentando assim a performance.


As ponteiras removíveis são uma escolha comum. Intalar esse tipo de ponteira é mais facil e a maneira mais barata para aumentar a performance da sua moto. Você não precisa se preocupar em trocar os tubos de exaustão que pode ser um trabalho um pouco mais detalhado. Além disso você mantêm sua velocidade e torque em baixas mantendo os tubos originais.

Os escapes 2 em 1 levam os tubos para um único coletor. Tubos retos e longos fornecem um som mais alto e malvado e aumentam a performance em altas rotações.




 

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Harleys Refrigeradas a Líquido?????

Dentre os vários diferente rumores e especulações sobre a nova linha da Harley Davidson, existe um promeniente rumor que a linha 2012 terá refrigeração líquida. Com cada nova linha de motocicletas se seguem rumores e especulações dos fãns e clientes. Isso viria junto com pequenas mudanças e alterações de diferentes modelos para o ano novo que entrará. Apesar da empresa  não ter feito grandes mudanças em suas motos ultimamente, existe porém um conversa entre os fãns e clientes, que grandes alterações podem surgir.



Origem dos rumores da Refrigeração Líquida

As motos da Harley tem tradicionalmente motores refrigerados a ar durante toda a história da Companhia. Esse método unico de refrigeração ajudar a dar o som peculiar e a sensação única enquanto esta se pilotando. Os motores com refrigeração líquida são mais comuns em modelos mais novos de motos e carros, e a Harley tem se mantido para trás dessse tendência por anos e anos.

O rumor dos modelos 2012 serão trocados para refrigeração líquida começou com um conjunto de documentos que foram liberados pela Junta de Recuros do Ar da California e a EPA (agência de proteção ambiental americana). Esses documentos consistem em uma série de pedidos de certificação e formulários da Companhia  para o Governo Americano.

Possíveis Razões para a Refrigeração Líquinda

Existem várias razões que podem levar a Harley a adotar o novo sistema:

Primeiro, as atuais regras de emissões e funcionamento de motores requerem um padrão mínimo de emissões, e os motores refrigerados a líquido são mais capazes de cumprir esses padrões do que os de refrigeração a ar, portanto, poderia ser simplesmente uma exigência que a Companhia altere seus veículos para se regularizar frente as novas regras legais colocadas hoje para todas as motocicletas.

Outra razão para a mudança para o sistema a líquido seria relativa a performance da moto. Alguns dizem que a moto poderia operar com 35% mais de cavalos de força comparadas as suas irmãs refrigeradas a ar e que os próprios motores em si poderiam trabalhar com uma temperatura muito mais baixa. Isso por sí só diminuiria e muito a probabilidade do motor super aquecer e se danificar.

Ramificações das Mudanças

Enquanto ainda "pagamos para ver" se a Harley irá realmente fazer essas mudanças os fãns da marca já tem tomado seus lados. As opiniões atualmente estão divididas, com muitos fãns encorajando as progressivas mudanças ao motor, design e estrutura e outros fãns, contudo, preocupados que o visual, pegada e som das motos Harley Davidon serão alterados e perdidos de maneira irreparável. Se os rumores se confirmarem, é certo que os motores antigos dos modelos anteriores surgirão na mercado paralelo e essas peças se tornem mais caras devido ao aumento da procura dos fãns tradicionais por peças e partes.

E ai? Você compraria uma Harley refrigerada a ar? A evolução da marca seria o fim do que é mais tradicional da marca até hoje? 

Eu pessoalmente veria essa mudança como um Rolls Royce perder a mulher alada na frente do carro, ou a Porche colocar o motor dianteiro em seus modelos (já aconteceu!), a Audi trocar as quatro argolas de seu simbolo para uma argola e o numero 4 ao lado. As vezes a tradição define a marca por si só. Vimos a Harley quase afundar definitivamente nos anos em que a AMS tomou conta da marca e à descaraterizou quase por completo...será que a História não ensina nada?

Bom só o tempo dirá.