Em uma conversa de bar com amigos, e quem estava lá vai lembrar, estamos falando de motos interessantes e do total desprezo dos caras pela HD Rocker. Eu tinha dito que a Honda havia também partido para o estilo Chopper de fábrica mais que na minha opinião tinha conseguido uma moto bem mais interessante que a Rocker. É foda mais é a mais pura verdade.
Em 16 de Janeiro de 2009 a Honda finalmente lançou os desenhos finais, detalhes e as primeiras fotos de sua Fury 2010 no International Motorcycle Show de Nova York. Sim a Honda estava lançando uma Chopper de fábrica, muito mais radical que qualquer modelo feito até então pela Harley, sendo mais fácil de manobrar, mais confiável e mais confortável que qualquer outra Chopper já fabricada, mas que faltava só uma coisa....o simbolo da Harley nela.
A pergunta que ficou no ar me seu lançamento foi, porquê? As motos japonesas tem tirado parcelas do mercado de motos da Harley por décadas, e só por isso já teriam provado que é possível se construir uma "Harley" melhor em todos os aspectos, adicionando mais cilindradas, mais confiabilidade, conforto, enchendo revistas de anúncios por todos os lados, MAS mesmo assim não é uma Harley Davidson. Você pode até construí-la nos EUA para o público america ( como é o caso da Fury), mas mesmo assim isso não a tornou uma verdadeira Harley.
Muitos realmente adoram o que a Honda produz. Ela faz ótimas motocicletas que são rápidas, econômicas, mais confiáveis e baratas para se andar e comprar, com boa ou ótima pilotagem em relação as marcas que ela colaborou indiretamente a acabar. (inglesas principalmente). Como empresa foi responsável por trazer as motos para a era moderna. Quem sabe daqui umas duas décadas não vejamos uma próxima geração de pilotos da Fury formando irmandades e apaixonados pela moto como vemos atualmente e no passado com a Harley , com tatuagens " Honda Fury" nos braços.........ou talvez não.
A Fury tem um motor de 1312 cc de refrigeração liquida com 2 cilindros em V, com 3 válvulas por cilindro, injeção eletrônica, duas velas por cilindro, com transmissão de cinco velocidades. Suspensão dianteira com 45mm e traseira mono choque regulável em 5 posições. Roda 21 na dianteira e 18 na traseira. Tanque para 3.4 galões e peso aproximado de 330 Kg.
Será a Fury realmente algo que a Harley deveria se tornar? Ela pode ser a HD de amanhã? Os japoneses donos de tantas motos clássicas que realmente são adoradas no mundo todo, finalmente irão fazer suas customs com a alma que falta a elas? Difícil definir paixão entre parafusos,porcas, e um punhado de peças, mas de alguma maneira a Harley Davidson conseguiu, porém tudo teve um começo e a Honda realmente esta tentando.